sábado, 16 de fevereiro de 2013

As coisas e a importância que nós lhes damos





O mundo da internet consegue ser de facto surpreendente. E é óbvio que não vou verborrear aqui sobre o reverso da moeda,os perigos,os malefícios,etc. etc. porque quem consegue navegar na internet,também há de ter dois dedos de testa para perceber determinadas coisas,inclusivé até onde pode e deve ir.
O que me alicia de facto,é,passo a expressão,"ter o mundo em minha casa",mesmo que eu esteja em pijama e chinelos para o receber. E tanta coisa e tanta gente interessantes que eu "recebo" desta forma .
Recuando no tempo,uns bons 10 anos pelo menos,lembro-me que em primeiro lugar rendi-me ao Amazon e a toda a variedade de música e livros que eu,em tempo algum,conseguiria encontrar em território nacional; depois foi a excitação de conseguir comprar bilhetes para concertos na europa,bilhetes esses que nunca conseguiria comprar cá; seguiu-se o ebay e a loucura frenética dos leilões...recordo-me a dada altura, que havia um livro raríssimo,cujas licitações terminavam ás 4h da madrugada e eu (!!!!) levantei-me a essa hora para a minha licitação final. Não ganhei e fiquei fula. Mas o ebay é mesmo assim,ás vezes é preciso sorte. Hoje em dia já não me meto nisso,enerva-me e tenho mais o que fazer.
Há poucos anos atrás,descobri o Flickr e um universo se abriu aos meus olhos: conheci pessoas que marcaram o seu cunho na minha vida,conheci pessoalmente algumas,e outras,embora nunca nos tenhamos cruzado num plano físico,nutro por elas uma tremenda simpatia. Mais recentemente,"aderi" ao "livro das caras",que muito francamente não me aliciava,mas lá acabei por fazer a minha página pessoal e a página dos meus trabalhos "handmade".
Mas,em boa verdade,não tenho "pachorra" para passar horas no facebook. Não creio que vá ter muitos mais "amigos" do que aqueles que já tenho em lista e quanto á minha página de "handmade",também não tenho paciência,nem devoção,nem espírito estratégico-comercial para andar o dia inteiro a "distribuir rebuçados" e a apregoar "partilhas" e "likes" por entre a comunidade cibernética. Quem gosta,gosta. Quem não gosta,passa á frente e a mais não é obrigado.
Atenção,nada contra as pessoas que investem o seu tempo e ideias na divulgação do seu trabalho,mas a questão é que aqui,como em todo o lado,vê-se de tudo...e se há coisas realmente muito boas e dignas de se lhe tirarmos o chapéu,há outras que...enfim.
Bom, e por último,ou melhor,the last but not the least, rendi-me (e sim,a palavra é mesmo esta!) ao mundo da blogosfera. Criei o meu blog em Novembro de 2011,não por pensar que era moda,mas porque sempre me deu enorme prazer escrever e se puder suscitar sentimentos positivos em quem me lê,tanto melhor. Lá está,não tenho definitivamente paciência para passar horas num facebook ou num ebay,mas no que respeita á descoberta de blogues,aí deixem-me pôr confortável porque o "diálogo" com o computador vai ser longo.
E que belas descobertas tenho feito: desde pessoas com imenso talento de criação,passando por blogues feitos por pessoas reais,com problemas reais,isentos de floreados, blogues de pessoas que escrevem de uma forma magnificamente sublime,cujas palavras ecoam uns bons momentos dentro de nós...e assim se passam horas,o dia dá lugar á noite,num ápice.
Confesso que me chateio um bocado comigo mesma,quando dou por mim e pela imensidão de minutos que passei sentada á frente do computador. Mas admito que já houve vários,muitos minutos desses na minha vida,que valeram muito a pena e fizeram toda a diferença.

4 comentários:

  1. Este post está com escrito com muita coragem e categoria!

    ResponderEliminar
  2. Eu sou visita habitual por aqui. E sou uma das privilegiadas que te "conheceu" no flickr e mais tarde pessoalmente, num delicioso lanche de Natal :)
    Que saudades!

    Beijo grande
    Ana (aka bu&bau) ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana! que bom te saber habitual por aqui :)o privilégio foi meu,em receber-vos na minha casa. Foram tempos muito bons,que deixam sempre saudades :)

      Um grande beijo*

      Eliminar