O "vintage" é uma tendência que creio nunca ter estado tão em voga,como actualmente. E quem é um apreciador,tal gosto reflecte-se inevitávelmente no decor do espaço que habita,na música que ouve,no próprio estilo pessoal,enfim,numa panóplia quotidiana.
Como já referi algures "por aqui",não sou seguidora de tendências,mas o que é certo,é que esta é uma moda que me atrai bastante,lá está,não por ser "moda",mas porque vai fortemente ao encontro da minha forma de ser e estar.
Hoje em dia,adulta,a tendência mantém-se inevitávelmente : a arquitectura quanto mais antiga fôr,será sem dúvida a mais bonita para mim e os objectos usados que pontualmente compro em lojas da especialidade e afins,tornam-se num ápice,muitíssimo especiais. Há pouco tempo uma pessoa amiga ofereceu-me uma balança que tinha "perdida" lá por casa,gesto esse envolto de mil desculpas porque a dita estava com uma certa ferrugem..."Não faz mal! é assim mesmo que eu gosto...! porque se fosse luzidia,não teria a mesma piada!" - é verdade,é mesmo assim e lá vim eu contente com a minha "nova-velha" balança.
E casas com o pé direito muiiito alto?? uma paixão muiiito grande. Mesmo. Por vezes tenho de disfarçar (e não estou certa de disfarçar muito bem),porque se acontece a felicidade de entrar numa destas casas cuja idade já se perde um pouco no tempo (e curiosamente aconteceu neste fim de semana),eu "perco-me" a olhar "para o ar" e abstraio-me um bocado da realidade. Não estou a "olhar pró balão",mas sim a olhar "pró tecto".
De resto,lojas,restaurantes,roupas,tudo aquilo que tenha este ar genuinamente antigo (e há pessoas que o recriam tão imensamente bem...), faz-me perder de amores. Por exemplo, Amesterdão,a minha cidade de eleição (da qual eu numa próxima encarnação irei ser nativa) é pródiga e absolutamente perfeita em tudo isto que acabei de referir.
Mas fico feliz por ver que neste meu país também já há conceitos tão inovadores,em que um café/restaurante já vai bem mais além do que as paredes em azulejo,o balcão com a vitrine e as prateleiras de garrafas. Já há,de norte a sul,muitos e bons espaços,pródigos em imaginação e que resultam num verdadeiro prazer aos olhos. Um breve (mas giro) exemplo,é o restaurante "Três 15 dias" aqui perto de mim,em Setúbal: confesso que saio de lá amplamente "alimentada",a comida é óptima e o espaço/decoração
absorve-me inteiramente.
Tens a certeza que este post não é sobre mim? :) Os livros que eu cheiro sempre, a ferrugem que não é mais do que alma e história nos objetos... E comigo estás à vontade: sempre que fores lá a casa - já não vais há tanto tempo :( - podes olhar o tempo que quiseres para os tetos altos e descobrir, muito provavelmente, umas rústicas teias de aranha. Beijinho grande Cláudia
ResponderEliminarMy dear Rachel*** :) pois tu tens exactamente uma destas "cenas antigas" mais bonitas,das quais eu tive o privilégio de presenciar: a tua casa idílica e maravilhosa. Este post também é para ti,sim senhor :)
EliminarObrigada e um grande beijo ;)*
tens que visitar a nossa loja** vais adorar! partilhamos estes gostos todos, é incrível como a ler-te me oiço!
ResponderEliminarAcredito que sim :) e a Alex também está "farta" de me falar (bem) de ti,portanto,um dia conheço a loja...e a ti*
Eliminar