segunda-feira, 5 de agosto de 2013

este é um texto muito áspero

Agora a desculpa que serve para quase tudo é: a crise.
A crise. A crise. A crise.
No entanto eu continuo a não ver onde está a crise nos centros comerciais cheios, nos supermercados cheios, nos restaurantes cheios, e mais umas quantas coisas cheias de portugueses com os bolsos cheios de crise e ávidos de lazer.
É,este é um post azedo. Azedo porque estou um bocadinho pra lá de farta de agora (ena!!!! é a pedra filosofal!!) o mistério ter sido desvendado e a tudo ter sido finalmente atribuído o nome que faltava: C-R-I-S-E
Sabem onde eu vejo a crise? não,esperem. Sabem onde eu sinto a porcaria da crise ? na pobreza de espírito individual,que cada vez é mais alarmante; na cara de desespero das pessoas a praticarem horários de trabalho e por vezes,até condições de trabalho humanamente impraticáveis, a sacrificarem o seu tempo precioso de vida pessoal e familiar em prol de ordens e "manda-chuvas" e estupidez inqualificável,por parte de quem jamais saberá o significado mui nobre de certas palavras,tal como "humanismo" e "sacrifício". Sinto a crise nessas caras,que de certeza estão a fazer algo que está muito longe de lhes dar o mínimo de satisfação/realização pessoal e que arriscaria dizer que se ali estão, é porque têm bocas para alimentar em casa e não para ganhar uns trocos para ir comprar sapatos de marca. E isto já para não falar na pior de todas as crises,que é o infortúnio de quem não tem/perdeu o meio de subsistência e tem de se fazer á vida. Triste é não ter o que comer . Triste, não é ter de comer em casa,porque não tem dinheiro para ir comer a um restaurante.
A crise está no défice de coerência, de consideração, de honestidade, de seriedade, de respeito.
A crise está no valor das relações pessoais, que com tanta falta do essencial, com tanta unilateralidade, com tanta focalização no seu próprio umbigo, perdem toda a sua razão de ser e podem ser mandadas para o lixo.
Crise está tantas vezes em quem fala de barriga cheia. Crise está em quem só quer receber e jamais pensa em dar.

é,eu avisei que este ía ser um post azedo.


 
 

3 comentários:

  1. Cláudia, tudo o disse tem-me passado muito pela cabeça! Estamos inteiramente de acordo! :(

    Célia Couto

    ResponderEliminar
  2. Claudia o seu blog é muito interessante mas nunca aqui comentei.
    Hoje não resisti. O seu texto pode ser áspero mas é verdadeiro. Estou de acordo a 100%!
    Felicidades.

    ResponderEliminar
  3. Célia e Maria Helena,muito obrigada pelos comentários,são sempre bem vindas :) tento apresentar aqui coisas agradáveis da vida,mas de vez em quando é natural que também saiam estas "asperezas",pois infelizmente também fazem parte da nossa existência. Um grande beijo*

    ResponderEliminar