sábado, 24 de agosto de 2013

reflexões que são o espelho da alma

Há um poema, do Pablo Neruda, com o qual me identifico inteiramente e creio que cada um de nós deveria de ter este poema dentro de si. Ainda antes de o ler e conhecer, já o envergava sem saber.
Já antes o havia pensado,reflectido,posto em prática. Existe nele uma prática que não considero libertina,nem revolucionária, mas sim o extravasar de uma liberdade justa e inata ao Ser Humano.
É o negar do processo embrutecedor que é o esmorecimento provocado por uma rotina que não se gosta ,é o negar da resignação,do conformismo,do "tenho medo de arriscar e acho que não consigo ir mais longe".
Não me acho mais do que ninguém,não estabeleço comparações nem equivalências. O que simplesmente concluo,já há muito tempo,é que há sempre uma meta a atingir,consegue-se sempre um pouco mais. E mais. Porque eu consigo. Eu consigo. E vou conseguir.
Ao longo do meu crescimento enquanto pessoa,fui caminhando e fui conseguindo,independentemente das dificuldades encontradas. E apesar de ver nesta etapa da minha vida, certas coisas já bem definidas e cimentadas,eu continuo a querer fazer e continuar caminhando.
Acho que é basicamente isto,a que Neruda se refere:

"Quem morre?"

Morre lentamente,quem se transforma em escravo do hábito
repetindo todos os dias os mesmos trajectos,
quem não se arrisca a vestir uma nova côr ou não conversa com quem não conhece.
Morre lentamente quem prefere o preto no branco e os pontos nos "is",em detrimento de um redemoinho de emoções, justamente as que resgatam o brilho dos olhos e corações aos tropeços.
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho,quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho,quem não se permite pelo menos uma vez na vida fugir dos conselhos sensatos (...)



3 comentários:

  1. Ai, Pablo Neruda... Emociono-me sempre com isto (a música é tào linda também!):

    http://m.youtube.com/watch?v=yN3v3WoaR_Y

    Ficas linda de cabelos apanhados! :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada Alexa ;) um beijo grande para ti e para o teu pequeno principe*

      Eliminar