quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Alegria no trabalho

Todos nós temos uma altura na vida,em que sonhamos com o que um dia viremos a ser.
Essa doce infância em que para além de sonhar,acreditamos com essa particular convicção infantil,de que de facto seremos tudo aquilo que queremos ser (sim,porque a criança nunca quer ser apenas uma coisa,mas várias em simultâneo; no meu caso,queria ser bailarina,veterinária e engenheira agrónoma).
Gostava de saber de casos que em adultos,concretizaram esses sonhos de criança.
Eu não sou um deles e creio que a maioria da população mundial não será.
Seja como fôr e independentemente do trabalho em questão,para mim há um factor essencial: trabalhar-se com prazer naquilo que se faz. E aí sim,aí já encontrei verdadeiros testemunhos,em varíadíssimas áreas,de pessoas que gostam mesmo do que fazem,desde a senhora das limpezas,até à pessoa que trabalha na área cinematográfica.
Por vezes entro em sítios tão "cool",com um ambiente tão bom,tão positivo,que a minha vontade imediata (sim,sou impulsiva e tenho de me controlar) é de perguntar se não precisam de empregada...e atenção que não é por ter falta de emprego,porque felizmente o tenho,estável já durante anos. E hoje em dia,cada vez mais,em relação a ter um emprego aplica-se bem o ditado "em terra de cegos,quem tem olho é rei" -infelizmente é cada vez mais escasso,as condições de alguns deles são verdadeiramente precárias e pode conduzir ao desespero das pessoas.
Num contexto destes,sem dúvida que é preciso dar-se valor ao que se tem. E eu dou,no sentido em que me permite ter uma vida desafogada e acima de tudo,contribui para o bem estar da minha família.
Mas trata-se daquilo com que sempre sonhei? Não. E também não tenhos espasmos de felicidade pelo trabalho em si. Reconheço que é um trabalho em que todos os dias são diferentes,não prima pela monotonia,é um facto e além do mais,não é qualquer trabalho que me dá a oportunidade de,por exemplo,ter o Johnny Depp à minha frente (memorável dia esse,15 de Maio de 2003).
Mas tudo isto são pérolas raras. É giro,mas o que no final das "contas feitas" perdura,não é isto.
Noutro dia fui a um sítio,que uma grande amiga minha (e que como tal,me conhece bem) define como " a minha cara" : a LX Factory. Para além do próprio espaço ser muito engraçado e atractivo e não falando do facto de que no ar,respira-se o cheiro de bolos acabados de sair do forno e cappucinos com caramelo,há ali uma energia muito muito especial; daquelas energias que nos fazem deixar lá parte de nós próprios,mesmo quando já estamos em nossa casa.
É sem dúvida daqueles sítios em que tenho sempre,obrigatoriamente de voltar; é sem dúvida daqueles sítios em que,não tivesse eu uma filha para sustentar e um orçamento familiar a considerar, perguntaria, mal pensando  no valor do ordenado: "Por acaso não precisam de uma empregada...não?"



Porque ali sente-se: há alegria no trabalho.

2 comentários:

  1. ui!! essa de ter o Johnny Depp mesmo à tua frente já valeu ;)

    Laura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) podes crer,Laura! foram cerca de 2 minutos de vida,em que fui só eu e ele! :D e um aperto de mão que ficará para sempre registado*

      Eliminar